Conheça as principais facilidades que um motor de reservas pode oferecer para pousadas
A tecnologia chegou para ser uma aliada de consumidores, empresas de pequeno e de grande porte. Investir em ferramentas como um motor de reservas, para empresas que trabalham no ramo hoteleiro, principalmente de pousadas, é uma excelente opção para melhorar todo o funcionamento interno.
Você já fez uma análise de todo o funcionamento da sua pousada e conseguiu verificar quais pontos a dinâmica do seu empreendimento ainda precisa melhorar? Geralmente, muitos empresários que investem nesse segmento apontam que ainda há muita dificuldade para conseguir ter agilidade na hora do atendimento e também na hora da organização de tarefas entre os funcionários, desde as mais simples até as mais complexas.
Conseguindo entender todas as melhorias que a sua pousada necessita, fica mais fácil organizar toda a dinâmica interna e externa, certo!? Exatamente! Mas, lembre-se que mesmo com uma equipe eficiente, rápida e profissional, ter um suporte de um sistema moderno, por exemplo, pode facilitar e muito a rotina de todos.
E pensando nas pousadas e hotéis que estão em busca de melhorias e mais eficiência no atendimento, hoje vamos falar sobre como um motor de reservas pode ser fundamental para solucionar todos os problemas administrativos, de reservas e também de organização da sua equipe.
Qual o maior problema que a sua pousada enfrenta atualmente?
Antes de falarmos mais profundamente sobre o motor de reservas, é importante que você consiga entender quais as mudanças mais necessárias que a sua pousada precisa investir. Com o mapeamento de todos os problemas e pontos que a pousada precisa melhorar, fica mais fácil de entender por onde é melhor começar.
Por isso, aqui vai uma dica: reúna toda a sua equipe, tenha uma conversa franca, pergunte quais as dificuldades que os profissionais estão enfrentando atualmente e explique que o objetivo da reunião é a busca por melhorias para todos.
Como é o atendimento e a hora de realizar uma reserva no seu hotel ou pousada?
O atendimento é o cartão de visitas da empresa, isso provavelmente você já deve saber. E como está o atendimento do seu hotel ou pousada? É fundamental ter uma equipe e um suporte tecnológico para oferecer um atendimento rápido, informativo e personalizado.
Com uma boa recepção ao futuro hóspede, a chance desse cliente voltar e recomendar para outros amigos e familiares é grande. Além disso, com um bom atendimento, sua pousada já fica à frente de outros concorrentes, já que muitas pousadas e hotéis que não investem em tecnologia acabam cometendo erros simples e ainda demoram para responder questionamentos essenciais para que o cliente opte pela reserva no local.
E como solucionar problemas com o atendimento?
Um motor de reservas pode ser o que você precisa para ajudar a sua equipe a oferecer um atendimento mais rápido e personalizado. Esse tipo de sistema oferece informações completas ao hóspede, tais como: fotos, textos, imagens, tarifário, ofertas e outras informações que a sua pousada achar importante, como por exemplo, horário de café da manhã, se pode ou não levar pets, entre outras informações.
Esse tipo de sistema que oferece uma automatização segura, irá ajudar muito a equipe a não ter que responder milhares de e-mails com as mesmas informações. E mais: o cliente não precisa esperar horas, às vezes até mesmo dias, para ter a informação que está buscando.
Precisa de ajuda personalizada?
Sua pousada precisa de suporte para organizar o calendário de reservas ou sofre para conseguir saber sempre com precisão quais quartos precisam estar prontos para receber o hóspede no dia, precisa de um local para arquivar documentos de forma segura e ainda oferecer acesso somente a determinados setores?
Com um motor de reservas, saiba que você pode ter um sistema personalizado! Assim, é possível organizar as tarefas de cada colaborador, com data e até mesmo horário. Esse tipo de investimento irá evitar possíveis confusões que acontecem em dias em que a rotina está mais acelerada.
Com o gestor de reservas, também é possível encontrar informações objetivas e dinâmicas que envolvem reservas, datas e governança. Portanto, é mais fácil entender o fluxo da pousada de uma forma mais prática e simples.
Você já sofreu com o overbooking?
Quando a pousada trabalha com muitas plataformas de reservas, como o Booking, Trivago e Airbnb, pode acontecer da pousada ter duas reservas na mesma data e na mesma acomodação. Portanto, com o Channel Manager, do motor de reservas, todas as acomodações são exibidas nos canais citados, mas com o controle automático e simultâneo da ocupação, tarifas e reservas.
Portanto, o risco de ter duas reservas ao mesmo tempo e acabar tendo um problema com o hóspede pelo erro, não acontecerá mais!
Melhores os relacionamentos internos
A tecnologia pode facilitar e muito a rotina da sua pousada para conseguir conquistar novos hóspedes e oferecer uma receptividade inesquecível, mas o motor de reservas pode oferecer muito mais do que isso para a sua empresa.
O motor de reservas e todas as suas funções inclusas, proporciona aos colaboradores da empresa também maior bem-estar e mais qualidade de vida no trabalho. A tecnologia tira a sobrecarga do colaborador e ainda oferece mais espaço para que ele invista seu tempo e energia em outras tarefas mais esquecidas da pousada, que irão resultar em novidades e melhorias aos hóspedes.
O novo investimento também irá proporcionar aos funcionários mais tempo para conhecerem melhor um ao outro e também a missão, objetivos e visão da pousada. A consequência disso é que a pousada também terá uma energia interna mais colaborativa, com pessoas que estarão gostando de trabalhar no local! Essa energia é transmitida em todas as ações da pousada e com toda certeza o hóspede também irá sentir.
Esse tipo de ação também irá mostrar que a sua pousada é uma referência no segmento, tanto para profissionais competentes, que estão em busca de novas oportunidades, como para hóspedes diferenciados, que gostam de ambientes que oferecem mais conforto, organização e suporte.
Investir em uma tecnologia, como o motor de reservas, é garantia de crescimento e aumento da busca por hospedagens na sua pousada. Por isso, não esqueça de estar sempre verificando as melhorias que a sua pousada necessita e lembre-se: o motor de reservas é personalizado, portanto você pode estar sempre adaptando a ferramenta para as necessidades da sua gestão e da sua equipe também.