Conheça mais sobre como a tecnologia pode oferecer diversas formas de hospedagem eficientes

A expectativa para o final de 2021 e começo de 2022 é que o turismo cresça consideravelmente, seja no Brasil ou mesmo no exterior. Por isso, pousadas e hotéis que desejam atrair o público precisam pensar em ferramentas e tipo de reservas que consigam fazer com que o espaço ganhe destaque entre os concorrentes.

Antes de falarmos sobre como otimizar o tempo e oferecer diferentes tipos de reservas pode atrair mais hóspedes, vamos pensar em como está a situação atual da sua pousada? 

Seu negócio consegue oferecer ferramentas para que os seus funcionários consigam realizar um bom desempenho? O seu atendimento é rápido ou o cliente precisa esperar horas para receber a resposta de dúvidas e solicitações? O espaço é organizado ou de períodos em períodos aparecem alguns erros, como o esquecimento de reservas ou atraso na entrega do quarto?

Para que haja melhora e crescimento da pousada, não adianta encontrar soluções para apenas um problemas ou outro. É fundamental que todo o conjunto seja analisado, só assim a pousada vai conseguir ganhar destaque entre os concorrentes e ainda ter uma boa divulgação por meio dos próprios clientes, entre os seus contatos.

Agora, falando sobre a questão dos tipos de reservas que sua empresa oferece: como sua pousada lida com a demanda em alta tempo e em baixa temporada?

Há diversas formas do cliente realizar uma reserva. Alguns optam por fazer a solicitação por ligação, pelo WhatsApp, e-mail, por plataformas de reservas, como o Booking e Airbnb, Instagram ou pelo próprio site da empresa. Apesar de tantas opções, será que você consegue atender a todos com rapidez e eficiência, com o objetivo de evitar o overbooking?

Principalmente na época de alta temporada, onde há uma maior disputa pelas pousadas que possuem maiores benefícios na região, analisar sua estrutura é fundamental. Vamos pensar que com a alta procura e diversos canais diferentes que dependem de uma organização grande entre a equipe, pode aumentar as chances de erros.

E pensando na sua organização, entre outros benefícios que já vamos abordar, já imaginou que investir na tecnologia pode ser o que falta para que a sua empresa atraia mais hóspedes que busquem um rápido atendimento e diferenciais? Estamos falando de um gestor de reservas.

Imagina a seguinte situação: sua empresa trabalha com diversos canais de comunicação, porém não tem equipe suficiente que consiga responder a todos de forma instantânea. Você acha que o cliente espera pela resposta ou continua buscando outras opções de hospedagem?

E mais: em épocas do ano em que a busca por pousadas e hotéis aumenta demais, a chance de erros aumenta muito, já que a equipe fica sobrecarregada pela demanda de serviços e ainda precisa organizar todas as informações dos hóspedes de forma manual. Concorda que as chances de erros e serviços feitos sem tanto capricho podem aumentar?

Optar por uma solução moderna, com alta tecnologia e uma diversidade de ferramentas inclusas e personalizadas, pode fazer toda a diferença. Confira alguns benefícios que um gestor de reservas vai proporcionar para a sua pousada, quando o assunto é reservas:

  • Respostas instantâneas: assim o hóspede não tem que esperar nada para conseguir as informações que necessita e consequentemente realizar a reserva.
  • Respostas personalizadas: geralmente, na hora de fazer a reserva, o hóspede costuma ter dúvidas. Por exemplo: posso levar meu pet? Há outra opção de quarto que caiba mais pessoas? Posso fazer o check-in ou check-out em outro horário? Qual o horário do café da manhã? Com o gestor de reservas, o hóspede terá todas as dúvidas selecionadas de forma automatizada.
  •  O gestor de reservas também permite que a reserva seja feita diretamente pelo site, assim a pousada diminui as porcentagens que precisa repassar para plataformas, como: Booking, Airbnb, Trivago, entre outras.
  • Sua pousada não perde mais hóspedes por demora nas respostas. Tudo que ele precisa saber é respondido de forma instantânea. Além disso, não há necessidade ou dependência de um funcionário para realizar qualquer tipo de ação. Tudo é feito por meio da tecnologia!
  • Com o gestor de pousada não há riscos de erros, também. Sabe aquela reserva que acaba acontecendo de forma duplicada? Ou a arrumação que demorava para acontecer pela falta de comunicação entre a equipe? Isso também é solucionado.

O Gestor de Pousadas também possui outras funções, que vão facilitar na hora de administrar as reservas

Além dos benefícios citados, que um gestor de reservas oferece na hora do hóspede ter rapidez e um atendimento personalizado, a ferramenta disponibiliza outros benefícios para a equipe da empresa que consequentemente vão beneficiar os hóspedes. Confira algumas dessas outras vantagens, que vão te ajudar na hora de oferecer um serviço de qualidade excelente ao hóspede.

Calendário unificado: o gestor de reservas oferece ao hóspede a opção de ter um calendário personalizado, de acordo com as necessidades da equipe. Isso quer dizer que todos vão ter acesso às informações mais importantes da pousada, como: quantidade de reservas naquele dia, hóspedes que vão chegar ou vão embora, serviços pontuais solicitados, melhor horário para arrumação dos quartos, quantidade para o café da manhã, entre outras informações.

Além disso, o gestor da pousada pode compartilhar informações pertinentes a determinada equipe ou não. Como mencionamos, tudo é feito de forma personalizada.

Resultado: com as ferramentas, além de facilitar para a equipe e hóspedes na hora da reserva, toda a organização da pousada é pensada de forma inteligente. Assim, o hóspede vai ter uma experiência diferenciada e com toda a certeza vai indicar a pousada para familiares e amigos e ainda vai se hospedar novamente, em uma nova oportunidade.

Atalho de reservas pelo WhatsApp e Facebook

Pelo fato do sistema ser todo integrado, a pousada também pode oferecer todas as facilidades na hora da hospedagem por outras plataformas, como o próprio WhatsApp e Facebook.

Como é possível notar, o gestor de reservas pode facilitar a rotina da sua pousada em diversos aspectos e o melhor de tudo: com apenas uma ferramenta. Investir em tecnologia atualmente, diminui as chances de erros e ainda proporciona a todos mais conforto e tempo para que os colaboradores consigam focar em outros pontos importantes do atendimento presencial e serviços oferecidos pela pousada.

Quer saber mais sobre todos os benefícios de um Gestor de Pousada? Continue acompanhando nosso blog.