O gestor de pousadas pode oferecer a agilidade na comunicação interna e externa que está faltando para que a sua pousada seja um destaque entre as concorrentes

A tecnologia chegou para ser uma aliada, tanto para empresas como para o público de forma geral. A partir do momento que você decide investir em ferramentas para facilitar a sua vida e rotina, será possível notar como sua empresa estará otimizando o tempo de todos. E se você é do segmento de pousadas, saiba que com um gestor de pousadas você terá diversos benefícios!

São diversos benefícios que uma ferramenta para a gestão de pousadas pode oferecer ao cliente e caso você tenha dúvidas sobre o que é essa solução, não deixe de conferir o artigo: O que é um motor de reserva para pousada?(link)

Apesar da tecnologia assumir diversas funções com agilidade para facilitar a rotina da equipe da pousada, com o suporte de um gestor de pousadas a comunicação entre pousadas e hóspedes, fornecedores e colaboradores  irá melhorar muito e consequentemente haverá a possibilidade de uma satisfação maior de todos os lados.

E pensando na importância de uma comunicação eficiente, o primeiro ponto que vamos abordar nesse artigo é sobre a importância da comunicação e eficiência de um gestor de pousadas nesta questão.

Comunicação objetiva e sem ruídos

Qual a dinâmica da sua pousada com relação a comunicação interna e com os hóspedes? Sua equipe responde e-mail de forma rápida? Consegue prestar um atendimento personalizado e eficiente? Consegue reduzir a quantidade de erros com relação aos pedidos, reservas e outros detalhes que são solicitados e necessários? Caso você não invista em tecnologia ou já iniciou o investimento em um gestor de reservas, não deixe de avaliar essa questão.

Depender apenas do esforço humano na hora de conseguir realizar um atendimento ou ter sintonia entre a equipe, pode gerar estresse entre funcionários, descontentamento entre hóspedes, sobrecarregar a equipe e ainda falhar muito no tempo e objetividade do atendimento.

Mesmo no início do investimento em ferramentas modernas e tecnológicas, que tem como objetivo melhorar todos os setores de uma pousada, sua empresa já vai sentir o impacto da mudança.

Primeiro, que sua equipe já vai otimizar o tempo de atendimento e ainda vai conseguir atender de forma mais rápida e personalizada, além disso, o gestor de atendimento realiza tarefas de forma automática, como por exemplo: envio de e-mails com o objetivo de solicitar, confirmar e finalizar o cancelamento de uma reserva. Além disso, com o suporte do gestor de atendimento, também é possível notificar as equipes da pousada.

Comunicação interna eficiente

Além do gestor de reservas conseguir ter uma comunicação rápida e sem erros com o hóspede, a ferramenta também é muito eficiente entre os funcionários da pousada. Entenda!

Como funciona a comunicação entre seus colaboradores quando há a necessidade da arrumação de determinado quarto com urgência? Sua equipe é rápida quando há a necessidade da manutenção de algum equipamento do quarto? Os colaboradores conseguem otimizar o tempo e ter uma organização eficiente?

Lembrando que independente da qualificação e dedicação do profissional, os erros humanos acontecem. Com o gestor de pousadas, é possível ter um sistema que notifica determinadas equipes, com tarefas urgentes, demandas da rotina, entre outros detalhes. Isso significa que a equipe estará sempre em sintonia.

Isso significa que o atendimento com o hóspede também será rápido, de qualidade e sem nenhum tipo de estresse. E isso é extremamente valorizado entre pessoas que buscam um atendimento diferenciado.

Relacionamento com o hóspede

O gestor de pousadas também oferece uma excelente vantagem para as pousadas que querem traçar uma estratégia para fidelizar os novos clientes e atrair hóspedes antigos. Com o sistema, sua equipe poderá gerenciar todas as informações dos hóspedes que já passaram pelas pousadas e daqueles que estão com reservas confirmadas. Também é possível registrar informações de acordo com as necessidades da sua pousada e que podem gerar bons resultados no futuro, inclusive para melhorias internas

Além disso, nos tempos atuais as pessoas desejam rapidez, já que com a tecnologia e a internet foi possível mostrar como pode ser fácil e ágil buscar qualquer produto ou serviço sem sair de casa. Portanto, a pousada que retorna para o hóspede de forma rápida, respondendo todas as perguntas feitas, um atendimento acolhedor e personalizado, entre outros detalhes diferenciados, consegue conquistar o cliente.

Algumas pesquisas de comportamento de compra mostram que o cliente chega a navegar em até 12 sites diferentes, incluindo o site da própria pousada ou hotel, antes de decidir por qual hospedagem vai fechar a reserva. Portanto, quem deseja conquistar um maior número de hóspedes, precisa apresentar algum diferencial, certo!?

Resumindo: com um gestor de reserva para pousadas há uma aproximação da empresa com o cliente, a chance de aumento de conversões aumenta de forma direta e a pousada ainda aumenta as possibilidades de fidelizar os hóspedes.

Proporcione uma experiência inesquecível

Você já experimentou perguntar o que o seu hóspede mais valoriza em uma pousada? Experimente realizar uma pesquisa entre pessoas que estão hospedadas na sua pousada e pessoas que já utilizaram os serviços da sua empresa. Provavelmente, uma grande parte do público vai falar sobre a questão estética, de higiene, atendimento e diferenciais.

E com um gestor de reservas voltado para pousadas, é possível aprimorar e melhorar a qualidade em todos os assuntos citados. Com o tempo otimizado, organização, equipe em sintonia e sem estar sobrecarregada, resultado do investimento de uma ferramenta moderna, vai possibilitar a melhoria de todos os setores da sua pousada.

Indicação pelo famoso boca a boca

O resultado de um bom atendimento, ambiente aconchegante e limpo, organização da equipe, tratamento diferenciado, entre outros detalhes é a satisfação e lembrança do hóspede após uma experiência 100% positiva. Geralmente quem experimenta um serviço e gosta muito, indica para amigos, colegas, familiares e mesmo para seus seguidores nas redes sociais.

Assim, como a comunicação por meio de redes sociais e plataformas agilizou e muito a troca de informações entre pessoas e empresas, o gestor de pousadas chegou para oferecer um suporte diferenciado, agilizar o atendimento, otimizar o tempo dos colaboradores e melhorar o desempenho com hóspedes e funcionários.