Conheça como um motor de reservas pode alavancar suas vendas e melhorar o atendimento da sua pousada
A maioria das empresas, independente do segmento, estão constantemente buscando ferramentas que ajudem o seu negócio a melhorar as vendas de serviços e produtos. No ramo do turismo, não é diferente! E caso você tenha uma pousada ou hotel e está buscando uma nova forma de atrair clientes, saiba que com um motor de reserva você pode atingir seus objetivos.
Para conseguir aumentar as vendas de uma pousada ou hotel, diversos fatores serão levados em consideração. Por isso, para começar a entender quais mudanças devem ser feitas, além de investimentos, é importante que a equipe da pousada faça uma análise de toda a estrutura do local para entender falhas e pontos positivos.
Lembre-se sempre: independente da fase econômica que o país vive, sempre surgem negócios que começam a fazer sucesso, aproveitando as novidades do mercado e as necessidades dos consumidores. Por exemplo, muitas pousadas durante a pandemia decidiram oferecer pacotes all inclusive, ou seja, o hóspede poderia realizar todas as refeições na pousada e pagando já um preço fixo na hora da reserva.
Fugindo um pouco do segmento de pousadas, empresas como o Magalu e outras marcas também saíram um pouco do que já era esperado e se tornaram grandes potências durante o tempo de isolamento social. Conseguiu entender a ideia? Além de realizar melhorias e entender as falhas da pousada, fugir um pouco do padrão e pensar “fora da caixa” podem oferecer resultados incríveis para a empresa!
E pensando em te ajudar, vamos te explicar hoje como um motor de reservas pode auxiliar sua empresa a aumentar as vendas. Além disso, você vai conferir dicas que podem ser fundamentais na hora de entender o que a sua pousada precisa realizar para melhorar seu desempenho e consequentemente aumentar suas vendas.
Para começar, como funciona um motor de reservas?
O motor de reservas é uma das tecnologias mais modernas e eficientes para pousadas e hotéis que desejam automatizar e facilitar a rotina das reservas, funcionamento interno e integração com outras plataformas de reservas.
Um motor de reservas profissional tem como umas das principais funções melhorar o atendimento da empresa, por meio de respostas rápidas, personalizadas e automáticas. Além disso, é possível unificar todo o funcionamento da pousada, como: organização de limpeza, arrumação, serviço de café da manhã e outros benefícios do local em um calendário personalizado. Assim a equipe terá acesso a uma agenda que auxilia na otimização de tempo dos colaboradores.
A ferramenta também auxilia os gestores a não terem que pensar nos detalhes de organização, respostas rápidas e um primeiro atendimento ao cliente. Isso ajuda também o líder a conseguir pensar em outros pontos importantes para melhorias e administração da pousada.
A tecnologia de um motor de reservas também é muito simples, portanto qualquer gestor terá facilidade de administrar e personalizar a ferramenta para que ela atenda as necessidades da sua equipe, atendimento e outros detalhes.
E como o investimento em um motor de reservas pode me ajudar a atrair mais hóspedes?
Antes de responder sua pergunta, vamos analisar como está a organização e atendimento da sua pousada? Análise os seguintes pontos:
-Seus colaboradores estão sobrecarregados ou demonstram felicidade por fazer parte da equipe da sua pousada?
-Quanto tempo o cliente precisa esperar para conseguir respostas sobre suas dúvidas em relação ao local, hospedagem, horário de entrada e saída, o que pode ou não pode durante sua estadia, entre outras dúvidas comuns?
-Sua pousada consegue saber qual o nível de satisfação do hóspede após suas experiências nas instalações da pousada?
-Qual a situação das instalações da pousada? A decoração está nova? As camas são confortáveis? O café da manhã é caprichado? Quais os diferenciais e atividades que o espaço proporciona?
Após responder todos esses questionamentos, reflita: suas respostas foram mais positivas ou negativas?
Todos esses pontos são extremamente importantes para que o seu espaço consiga ganhar destaque entre a concorrência. Por isso, pensar em formas de conseguir melhorar toda essa estrutura citada, é fundamental para que você entenda realmente como o seu hóspede se sente com a sua hospedagem e atendimento.
Agora, falando sobre o motor de reservas e seus benefícios na hora de vender mais
Podemos dizer que o motor de reservas consegue ajudar a pousada a colocar a “casa em ordem”. Lembre-se: o motor consegue facilitar muito na hora do atendimento, já que ele consegue enviar respostas automáticas e personalizadas de forma rápida. Portanto, o cliente não espera nada para conseguir realizar sua reserva e entender todo o funcionamento do espaço.
O fato de as respostas serem rápidas, é um dos fatores mais decisivos para que o hóspede opte pela pousada. A maioria das pessoas não têm paciência ou tempo de esperar muitas horas ou dias para obter todas as respostas, antes da reserva.
E mais: com esses facilitadores, como: um calendário unificado, respostas personalizadas, diminuição de erros na hora da reserva, e outros benefícios, a equipe fica menos sobrecarregada. Isso quer dizer que na hora do atendimento pessoalmente, a equipe demonstrará mais satisfação e felicidade ao hóspede.
Além de um espaço bonito e diferenciado, uma equipe preparada e um bom atendimento faz toda a diferença!
Você já deve ter reparado que a maioria das avaliações de pousadas possuem muitos relatos sobre o atendimento de colaboradores do local, tanto quando a experiência é muito positiva como também quando ela é negativa.
O peso de um bom atendimento, humano e personalizado, faz toda a diferença na experiência do indivíduo. Por isso, frisamos muito como um motor de reservas pode auxiliar a equipe a ter mais tempo para direcionar seu trabalho para um atendimento com mais tempo, menos cansativo e que proporciona ao hóspede uma experiência inesquecível.
Invista sem medo e tenha excelentes resultados!
O investimento a curto e longo prazo será essencial para que a sua pousada consiga investir em outras melhorias necessárias. Além disso, os colaboradores poderão trabalhar em outros pontos que necessitam de mais atenção, como o capricho na arrumação, limpeza e na organização do café da manhã.
Gostou das dicas de hoje? Continue conhecendo todos os benefícios que um motor de reservas pode oferecer para a sua empresa.