Saiba os benefícios que a sua pousada pode ter com um e-mail personalizado e como essa estratégia pode atrair mais hóspedes.

Ter o contato mais próximo com o cliente, interagindo de forma inteligente e com estratégias bem pensadas e planejadas é essencial para conseguir conquistar o consumidor e expandir. E pensando em conseguir acessar o cliente de uma forma eficiente nos dias atuais, os canais de comunicação online, como o e-mail personalizado, podem ser o caminho mais certo para ter sucesso com o atendimento e o diálogo.

O e-mail personalizado é uma das ferramentas mais eficientes para qualquer segmento empresarial que deseja se comunicar com um cliente, isso porque o contato pode ser feito com um conteúdo direcionado para o perfil do seu consumidor, portanto é mais fácil falar o que o cliente quer saber.

Além da comunicação eficiente, o e-mail personalizado também ajuda no fortalecimento do nome da pousada e consequentemente, com a ação, é possível fidelizar o consumidor e conseguir conquistar novos clientes, ou seja, o retorno do investimento é alto!

Para entender melhor: o que é um e-mail personalizado?

O e-mail que é criado com base em dados coletados dos clientes podem ser considerados personalizados. Portanto, caso a sua pousada já tenha um estudo prévio do perfil dos hóspedes que costumam se hospedar na pousada, fica mais fácil criar um e-mail personalizado com mais chances de sucesso, seja para converter em vendas, dar dicas da região, divulgar promoções, entre outros objetivos.

Deixando mais claro para você que ainda não conhece muito sobre o e-mail personalizado, você já recebeu um e-mail com o seu nome no assunto ou divulgando um produto que você viu, gostou ou buscou mas acabou não adquiriu? Caso a resposta seja positiva, saiba que esse e-mail recebido é um exemplo de e-mail personalizado.

E como posso criar um e-mail personalizado para a minha pousada?

Como estamos falando de um e-mail personalizado, antes da criação do e-mail é importante obter informações relevantes sobre o público que a sua pousada deseja atrair e manter. Portanto, é importante coletar o máximo possível de dados dos clientes e um formulário, por exemplo, pode ser eficiente nesse caso. Isso quer dizer que, o primeiro passo antes de criar o seu e-mail personalizado é: crie um formulário ou encontre a melhor forma de encontrar dados dos seus clientes.

Após adquirir todas as informações necessárias é importante ter um suporte profissional para criar, estruturar e personalizar o e-mail, afinal um especialista no assunto irá conseguir compreender toda a necessidade de criação e ação para que a estratégia atinja os resultados esperados.

E quais os benefícios?

Enviando um conteúdo relevante, personalizado, compartilhando informações que o seu cliente quer receber com base nas informações que a sua pousada já obteve com uma ficha de informação, a chance de você melhorar as suas taxas de engajamento aumenta muito.

Além do engajamento, o número de vendas e buscas por reservas com toda certeza irá aumentar muito e nós afirmamos isso com base em um texto publicado pela Forbes. De acordo com as informações da matéria, cerca de 80% dos consumidores entrevistados dizem que estão mais dispostos a comprar produtos ou investir em serviços que mostram oferecer uma experiência personalizada.

Portanto, imagina o seguinte cenário: há diversas pousadas na sua região que oferecem um bom serviço, mas a sua pousada investe em uma comunicação personalizada, conversa com o consumidor de uma forma mais próxima, faz uma divulgação eficiente e está sempre presente na rotina desse consumidor, quais as chances desse hóspede voltar a se hospedar na sua pousada? A probabilidade é enorme!

O atendimento eficiente é o melhor cartão de visitas de uma pousada

O e-mail personalizado é essencial para que você melhore o engajamento da pousada no ambiente online e físico também, mas lembre-se que o e-mail é apenas um passo necessário para que sua pousada consiga atrair mais hóspedes e ainda fidelizar esse cliente.

Como está o atendimento da sua pousada?

Atraindo o cliente por meio de um e-mail personalizado e enviando conteúdos relevantes e atrativos, qual o próximo passo? Como o próprio nome já diz, é investir em um atendimento competente e uma equipe diferenciada! 
Ter um atendimento que trabalha com proximidade ao hóspede, que mostre competência, agilidade e eficiência faz toda a diferença. Apesar de provavelmente você, sendo um gestor ou administrador de uma pousada já saber disso, será que sua estratégia está sendo eficiente?

Uma dica: invista em tecnologia e processos de automatização!

Investir em processos automatizados, um calendário organizado, tarefas organizadas para que a equipe saiba o que deve realizar no dia ou semana, como estão as reservas do mês, quais os detalhes de cada reserva, entre outros pontos que um motor de reserva oferece, fará toda a diferença na organização e qualidade do trabalho da sua equipe.

Com um motor de reservas sua pousada não corre o risco de ter problemas, como por exemplo ter uma reserva duplicada ou não guardar todas as informações necessárias que o hóspede solicitou. Além disso, a organização das tarefas é fundamental, assim o quarto estará pronto na hora necessária, a quantidade de alimentos e bebidas no café da manhã pode ser organizado com antecedência, entre outros pontos que são fundamentais para que a pousada demonstre oferecer uma experiência diferenciada ao usuário.

Outra dica: invista em diferenciais e ofereça benefícios únicos

Oferecer um atendimento diferenciado, uma estrutura confortável, uma recepção personalizada e outros benefícios que uma pousada de alto padrão oferece, é óbvio para qualquer pousada que quer conquistar mais hóspedes e aumentar as chances desses hóspedes voltarem.

Mas, além de toda essa estrutura, o que a sua pousada oferece de diferente para o hóspede mais exigente? Depois de atrair o cliente com um e-mail personalizado, atender esse hóspede com mais rapidez e eficiência, é fundamental pensar na experiência do usuário.

Tenha ideias diferentes, crie formas de interações divertidas e criativas para adultos e crianças, disponibiliza um café da manhã diferenciado com sabores da região, invista em ambientes personalizados, deixe a disposição do hóspede um guia turístico da região, entre outras ideias que podem tornar a sua pousada uma referência na região.

Gostou da dica de hoje? Caso você tenha uma pousada e queira melhorar seu atendimento e seus processos, continue acompanhando nosso blog!